RSS

domingo, 29 de agosto de 2010

A Graça da Humildade

As celebrações litúrgicas deste dia, nos falam sobre a graça da humildade. Digo graça, pois acredito que não se possa alcançar está virtude tão nobre a não ser pela graça de Deus, que tem o poder de moldar a vil criatura humana em divino modelo de santidade.


Em minha vivência cotidiana, percebo que os maiores males que me acometem se dão justamente por não ter eliminado de meu coração as raízes nefastas do orgulho, um trabalho que exige determinação e vigilância constantes. Como seriam evitadas inúmeras ocasiões de quedas e sofrimentos se, a exemplo de Nosso Senhor, cada criatura buscasse cultivar o amor pelas virtudes e, em especial, a mais nobre entre todas elas, a humildade.

Cristo Jesus, sendo o excelso Filho de Deus, Rei supremo de toda a humanidade, assumiu nossa vil condição encarnando no seio de uma virgem, para nos dar a vida. Como eu, mísera criatura, poderia agir de outra forma? Por um acaso tenho maiores merecimentos do que Cristo? Se o Rei se fez servo, porque eu deveria agir de outra forma? O caminho que conduz à felicidade e plena realização humana é o próprio Jesus, manso e humilde de coração. Aquele que seguir por outras vias estará engando a si mesmo.

Como é inquieto o orgulhoso, em sua constante busca por glórias se vê frustrado a cada passo. Quando comete algum erro, culpa sua vitima pelos males e, se de algum modo seu coração reconhece ser culpado, não busca a reparação. Exalta suas qualidades, mas não compreende que tudo aquilo que possui é obra do Altíssimo. Quanto mal faz a sua alma e muitas vezes não percebe, pois, iludido com sua vida, não consegue enxergar uma árvore de vícios crescendo em sua alma.



Meu Senhor...

"Mas quem pode perceber suas faltas?

Perdoai as que não vejo.

E preservai o vosso servo do Orgulho:

Não domine sobre mim

E assim puro, eu serei preservado

dos delitos mais perversos." (Salmo 18b)

1 comentários:

$.o.$ disse...

Olá Rafaela

Antes de mais nada, desculpe-me deixar este comentário aqui, mas não encontrei outro lugar mais propício.

Quero apenas parabenizá-la pelo seu comentário em "XINGANDO COM OS SANTOS":
lá, creio que meus comentários não serao aprovados, porque papagaio fala mas não sabe o que diz e muito menos permite que outro papagaio fale em seu Blog.

Veja que engraçado, ele permitiu o meu segundo comentário, mas bloqueou o primeiro, onde eu dizia para ele fazer a leitura de seu texto frente a um espelho, os outros erram, falham e cometem pecados, mas ele jamais o comete e por isso se acha no direito de ensinar o Pai nosso ao Papa.

Perdoe-me, pelas palavras duras, mas creio eu que neste texto a que nos referimos, elas são muito mais do que duras e palavras cordiais a quem prefere decer a lenha em seus irmãos não fazem sentido.

Se preferir, não aprove este comentário, afinal eu só queria mesmo lhe parabelizar por sua opinião naquele Blog.

Paz de Cristo.

Sizenando / presentepravoce